8 de fevereiro de 2010

Táticas de jogo - 11ª parte

Estratégias de Duplas Mistas

Nesta discussão sobre duplas mistas, assume-se que homens e mulheres desejam jogar dupla mista e estão preparados para aceitar as responsabilidades cabíveis a cada um.

Por questão de organização, discutiremos duplas mistas sob os seguintes títulos:
I - Saque para Mulheres;
II - Saque para Homens;
III - Recepção de Saque para Mulheres;
IV - Recepção de Saque para Homens;
V - Jogo Ofensivo - Tarefas da Mulher;
VI - Jogo Ofensivo - Tarefas do Homem;
VII - Jogo Defensivo - Tarefas da Mulher;
VIII - Jogo Defensivo - Tarefas do Homem;
IX - Conclusão.

I - Saque para Mulheres

Muitos homens em duplas mistas têm o hábito de intimidar a mulher adversária cortando o saque dela diretamente sobre ela. Isto tende a ter um efeito composto porque o medo da cortada leva a um saque pior. O segundo efeito é irritar o parceiro dela por causa do serviço ineficiente. Então, a mulher em duplas mistas deve praticar:

1) Um serviço curto bem rente à rede. O que é importante é que o saque passe bem rente ao topo da rede, o quão dentro da área de saque ele cai, é de menor importância.

2) A mulher também deve desenvolver um segundo saque - de efeito ou alto - que é disfarçado até o ponto de contato para parecer com um saque curto.

Uma mistura adequada destes saques deve tirar o homem do time adversário da zona de equilíbrio levando-o a perder eficiência rapidamente. Tente não mostrar que você tem medo de jogo rápido, olhe-o nos olhos antes do saque e então decida calmamente qual será o seu tipo de saque.

Depois de um saque curto, mantenha sua raquete para cima, seguindo a direção do saque, até ficar sobre o "T" formado pela linha central e a linha de saque frontal. Depois de um saque longo, a ação defensiva será descrita no tópico "Jogo Defensivo - Tarefas da Mulher".

Fonte: Federação de Badminton do Estado de São Paulo - FEBASP

Nenhum comentário: