27 de agosto de 2009

Técnica - Clear

Clear

O clear é um golpe defensivo básico do badminton. Deve ser alto e profundo. Alto para evitar uma interceptação precoce, dando mais tempo para o jogador se reposicionar em quadra e, profundo, para dificultar a resposta do adversário.

Para acertar um clear defensivo, o jogador deve golpear a peteca quando esta estiver alta e um pouco a frente da sua cabeça, impulsionando a peteca para o fundo da quadra adversária, descrevendo-se uma parabola.

O golpe também pode ser usado para o ataque quando o adversário se encontra em posição desfavorável esperando outro tipo de golpe, como um smash ou um drop-shot. Para tanto, o jogador deve acertar a peteca, quando esta estiver caindo, um pouco mais a frente da sua cabeça do que no clear defensivo, fazendo a peteca voar mais rápida e reta, indo direto para o espaço descoberto no fundo da quadra do adversário.

Para uma melhor performance, sigas estas dicas:

Forehand Clear
1 - Use o corpo para ganhar mais força, combine o golpe com o movimento de virada da cintura;
2 - Direcione o clear para o canto do backhand do seu adversário, pois a maioria dos jogadores tem dificuldades de executar os golpes de backahand;
3 - Execute com perfeição o movimento de virada do pulso, isto dará mais velocidade para a peteca.

Backhand Clear
1 - Segure corretamente a raquete, colocando o dedão contra o grip da mesma, dando mais força no golpe;
2 - Coordene o golpe com o seu último passo, acerte a peteca enquanto o seu pé ainda estiver no ar, aproveitando o movimento do corpo no golpe.
3 - Corra, vire, acerte! Corra para a peteca, vire-se (este golpe deve ser dado de costas para a rede), e acerte o golpe com força e precisão.

Fonte: Confedeação Brasileira de Badminton

Nenhum comentário: